7 de abril de 2010

Uma cidade planejada


O que se esperar de duas cabeças comunistas: Lúcio Costa e Oscar Niemeyer? Uma cidade perfeitamente projetada, pelo menos no papel. E foi mais ou menos o que aconteceu com Brasília.

Nesta viagem que fiz, conheci o projeto urbanístico idealizado por Lúcio Costa que se chama “Unidade de Vizinhança”. A ideia é simples: a cada quatro superquadras, compostos por edifícios de no máximo seis andares, uma unidade funcionaria de forma exemplar, contendo: comércio local; igreja; escola; clube de vizinhança; posto de saúde; um jardim de infância; uma biblioteca e um cinema.


Oscar Niemeyer projetou o que seria a primeira unidade de vizinhança de Brasília servindo de referência para o restante da cidade. O projeto, apesar de ser fantástico, acabou não sendo adotado. Por um lado foi ótimo, porque a cidade não só cresceu como se diversificou. Foram construídas novas escolas, shoppings, igrejas (e outros centros religiosos!), clubes etc. sem padronização.

Inclusive, o tal “avião” idealizado como Projeto Piloto hoje já não é tão percebido facilmente. A cidade realmente está crescendo a olhos vistos. Nota-se também grandes áreas sendo habitadas – com construções de condomínios de alto luxo inclusive – totalmente ilegais, com posses de terra. Mas também há muitas terras vazias.


Em 50 anos, Brasília se estruturou, com grandes comércios, escolas, faculdades, entretenimentos etc. Algumas gerações já se estabeleceram na cidade, mas ainda é grande o número de imigrantes, principalmente de funcionários públicos e militares. Muitos chegam desacreditando um pouco do potencial da cidade, até se estabelecer, criar um vínculo e passar a “gostar” do ritmo da cidade. Os cariocas, por exemplo, fizeram da região chamada Cruzeiro a sua área, com direito a sambinha a la Lapa.

Diante dos últimos acontecimentos catastróficos do Rio, com essas enchentes e desabamentos monstruosos, ficamos imaginando se a nossa cidade fosse projetada para receber grande volume de água com suas chuvas tropicais, assim como o cuidado com as encostas para o crescimento urbano ordenado e controlado. Assim como o Rio, muitas metrópoles brasileiras foram crescendo de forma desordenada. O resultado? O caos estabelecido na última terça-feira.

Um comentário:

Maitê disse...

Marinho !!!!!

Falando sobre a "minha" atual cidade é ?????

Quando vier passar uns dias aqui me avisa viu ???

Beijinhos enormes !!!